quinta-feira, 3 de março de 2016

O DIAGNÓSTICO E O TRATAMENTO DO TDAH

Entendendo como deve ser realizado o diagnóstico e o tratamento do TDAH  ( Transtorno e Deficit de Atenção e Hiperatividade)

3-O tratamento do TDAH sempre requer medicação?

Uma das características do TDAH é a enorme quantidade de pensamentos que surgem sem controle.

Desde que o diagnóstico tenha sido corretamente realizado por uma equipe multidisciplinar e constatado o quadro TDAH, o remédio é necessário e indispensável.

Sem a medicação a criança não consegue inibir os estímulos externos e internos e os pensamentos.

4-Como age a medicação?

Sabemos que no quadro de TDAH há uma conectividade disfuncional dos neurônios, que pode ter uma causa genética ou não.

Assim, os níveis baixos de dopamina e noradrenalina (neurotransmissores insuficientes no TDAH) geram baixo nível de atenção para realização de atividades que não tenham recompensa imediata.

Através da medicação são melhorados os níveis destes neurotransmissores, o que permite à criança um maior controle dos pensamentos e controle dos estímulos internos e externos, melhorando sua atenção e concentração.

5-Pode-se interromper a medicação nos finais de semana, férias ou feriados?

Muitas vezes o insucesso no tratamento se deve ao uso descontínuo da medicação, que não pode nem deve ser interrompida por motivo algum.
Como estamos falando em níveis baixos dos neurotransmissores, a interrupção fará com que haja descontinuidade na elevação do nível da dopamina e noradrenalina  e consequente um quadro instável de melhora e piora dos sintomas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário